DÚVIDAS


IMPLANTE DENTARIO: RECRIANDO SEU SORRISO

Uma excelente forma de solucionar a falta de dentes, agora ao seu alcance.

 Implantes dentários aumentam a auto-estima
A perda dos dentes compromete a estética e diminui a auto-estima. Além disso, tem relação direta com a mastigação, distúrbios gastrintestinais e envelhecimento facial.

Esta é uma situação que pode ser solucionada com tratamentos rápidos e eficientes com o uso de implantes dentários.

Para a grande maioria das pessoas, a falta de seus dentes é uma situação social embaraçadora. Freqüentemente evitam falar em público, escondem seu sorriso, têm dificuldade em mastigar ou não se sentem confortáveis e seguras com suas dentaduras ou pontes móveis. Alguns relatam até dificuldades no relacionamento social e amoroso, devido a estética e a estas inseguranças.

Quando falamos em “Bem Estar” devemos considerar que significa ter uma boa Saúde Geral. Sentir prazer às refeições, confiança ao falar em público, sorrir com desenvoltura isto é Qualidade de Vida.

O que é um IMPLANTE DENTAL?
 Os Implantes dentais são "raízes" artificiais implantadas no osso
mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de dentes sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional. Criando uma aparência natural.
Os implantes são fabricados com titânio de alto grau de pureza , de eficiência cientificamente comprovada. Por se tratar de um metal biocompatível, ou seja, pode ser utilizado em contato com os tecidos orgânicos sem causar reações adversas, permitindo a osseointegração.
Os implantes, quando corretamente indicados, são a opção ideal para repor alguns, ou mesmo todos os dentes perdidos. 


O que é OSSEOINTEGRAÇÃO?
É um fenômeno biológico onde o implante de titanio se integra ao osso. Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que o implante esteja osseointegrado, ou seja cicatrizado no osso antes da colocação do dente artificial.
Para os pacientes que possuem boa quantidade óssea, atualmente já é possível a realização de Implante Imediato. Nestes casos o implante é colocado, e  a prótese provisória pode ser instalada imediatamente ou em até 3 dias.
Nos casos onde o osso está extremamente atrofiado, ou com pouca quantidade, lança-se mão dos enxertos ósseos.

Existe rejeição ao implante ?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há rejeição dos implantes pelo organismo. O titânio, material que constitui os implantes, é biocompativel. Estudos estatísticos apontam que os poucos casos de insucesso com implantes se relacionam com: pouca qualidade óssea do paciente, infecção pós operatória e falta de cuidados higiênicos adequados, e a conseqüente formação de placa bacteriana entre as raízes artificiais e as gengivas.
 A técnica de implante dentário apresenta ótimos resultados estéticos e mastigatórios. Pesquisas indicam que mais de 500 mil implantes dentários são realizados no mundo anualmente, e que as taxas de sucesso são de aproximadamente 95 a 98%.

O que é uma PRÓTESE SOBRE IMPLANTE?
É um dente artificial construido normalmente por porcelana  ou resina, que substituirá o dente perdido de forma muito parecida com o original. A prótese pode ser unitária (dentes individualizados), fixa parcial com 02 ou mais dentes e fixa total com todos os dentes da arcada.




É um tratamento doloroso?
O tratamento não é doloroso.Embora a cirurgia para colocação de implante dentário exija a execução de um criterioso protocolo e de um bom planejamento, para o paciente ela não traz maiores dificuldades posto que é executada sob anestesia local, com os cuidados normais de uma cirurgia bucal. Com a Anestesia Computadorizada que consiste em um sistema computadorizado de controle de injeção do liquido, tornando a anestesia dentária mais precisa e muito mais confortável.
 A dor e a ansiedade, por exemplo, são controladas com antiinflamatórios e ansiolíticos, tornando o pós-operatório bastante cômodo e indolor.
As intervenções cirúrgicas são feitas no consultório. Tem também a possibilidade de sedação com o Médico Anestesista, se houver necessidade ou o paciente preferir. Sempre visando o conforto e à tranqüilidade dos pacientes.
São superiores às Proteses convencionais?
 Certamente são melhores que dentaduras e próteses removíveis (“pontes móveis”). Têm capacidade funcional semelhante às próteses fixas em casos de espaços desdentados relativamente pequenos, mas a opção por um outro tratamento deve ser cuidadosamente analisada pelo paciente e pelo profissional, pois as situações são muito diversas e impedem a discussão com regras fixas. Nos casos de desdentados totais ou de áreas posteriores a solução com implantes é normalmente melhor do ponto de vista funcional.

Quanto tempo eu vou ficar sem usar a Prótese?
O paciente nao fica sem dentes nenhum dia. Se o paciente ja usa uma protese continuará com ela até a confecção da prótese sobre implantes. No caso do paciente não usar prótese é feito uma prótese provisória para recuperar a estética e eliminando o constrangimento de ficar sem dentes.

Posso comer de tudo após a colocação das próteses? E se fraturar algum dente da prótese, O Implante está perdido?
Não, mas as restrições não são muito severas. Certos alimentos podem fraturar até mesmo dentes naturais. De qualquer forma, uma alimentação com um mínimo de cuidados é suficiente para a preservação dos dentes das próteses suportadas por implantes. Um dado positivo é que o reparo de dentes fraturados é relativamente fácil.

E se Implante falhar, qual o melhor procedimento?
Pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitem apenas implantes curtos. É sem dúvida um risco do processo. A melhor alternativa é tentar novamente, pois o osso após a remoção do implante tende a se tornar um pouco mais denso. O melhor é não ter pressa excessiva para resolver o problema, que é muito desagradável, mas inerente ao procedimento biológico, ainda que não ocorra freqüentemente. Normalmente em áreas de maior risco de perda o paciente deve ser convenientemente avisado previamente à cirurgia.
  
É caro um tratamento com implantes dentários? 

Não, em muitos casos o custo é inferior ao tratamento de uma reabilitação convencional, o tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser colocada.
O resultado obtido dependerá não só da técnica, mas da qualidade dos produtos empregados, do laboratorio que realiza as próteses e da experiência do profissional.
No entanto, atualmente a técnica é muito mais acessecível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo.
De qualquer forma, a recuperação de uma força de mastigação satisfatória e de um sorriso que reintegra o paciente socialmente faz com que muitos dos pacientes que se submetem ao tratamento afirmem que:
"Este foi o melhor investimento que fiz em toda minha vida"

Quais os procedimentos cirúgico-protéticos para a colocação de um implante?
O procedimento cirúrgico varia dependendo do tipo do implante e do paciente. A maior parte dos pacientes pode submeter-se à anestesia local, no próprio consultório dentário.
Outros pacientes, todavia, necessitam de sedação pré-anestesica geral pelo médico anestesista para controle da ansiedade e do medo.
O primeiro ato cirúrgico refere-se à colocação do implante e seu recobrimento pela gengiva adjacente. Segue-se o processo de reparação pelo o qual o tecido ósseo se reorganiza ao redor do implante, fixando-o firmemente, o que leva de 3 a 6 meses. A isso chamamos osseointegração. Nos casos de enxertos ósseos esse período pode aumentar ate 9 meses.
O segundo procedimento cirúrgico consiste numa pequena intervenção, apenas no tecido fibro-mucoso que recobre cada implante, e colocação das peças metálicas intermediarias que servirão de ligação entre o implante intra-ósseo e o dente, atravéz da gengiva. Como qualquer cirurgia, levara algumas semanas para cicatrizar. Finalmente passa-se à parte protética.
Quando todo o tratamento foi completo, vem a fase mais importante, a cargo do próprio paciente, que abrange medidas de higiene adequadas e visitas regulares ao dentista para prevenir quaisquer problemas futuros.    

O que acontece se o Implante apresentar alguma mobilidade após a colocação da prótese?
Significa a perda do implante. Toda mobilidade é progressiva e indicativa de insucesso. Mas, veja bem, a prótese pode apresentar mobilidade pro motivo de desparafusamento da conexão entre o implante e a prótese. Nesse caso o implante está salvo e é só retirar a prótese, parafusá-la novamente ao implante e tudo está resolvido. Nesse caso não foi o implante que apresentou mobilidade e sim a prótese ligada a ele.

Quanto tempo dura um Implante? Qual a sua vida útil?
Pode-se afirmar que em 95% dos casos, se os implantes não foram perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão toda vida do paciente.     


Esteticamente é bom?
Dependendo do sistema utilizado e das condições locais. A estética melhorou muito nos últimos anos, sendo quase perfeita. Lembre-se: por melhor que seja o implante eles são apenas uma prótese, ou seja, a substituição de dentes naturais por artificiais.
Expectativa demasiada em relação às implantes é comum, mas normalmente é sucedida de uma parcela de frustração. Em muitos casos a solução estética é apenas aceitável. O melhor raciocínio é fundamental: o implante é muito superior a outros procedimentos 


Há necessidade do Dentista pedir Tomografia para análise do Osso?
Em alguns casos sim, especialmente no tratamento da arcada superior. Um estudo detalhado com o uso de tomografia computadorizada evita surpresas, como falta de osso e permite um planejamento correto.

Em Relação à capacidade de mastigação, vai melhorar após a colocação dos Implantes?
Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentaduras há muito tempo e colocam implantes sentem uma diferença – para melhor muito significativa.

Existe uma maneira de saber como vai ser a Prótese esteticamente falando?
Existem algumas formas que permitem uma prévia do tratamento, isso e conseguido com enceramento diagnóstico, mock-up (teste-drive e guias cirúrgicos, que são uma simulação da prótese e serve como orientação ao cirurgião para o planejamento e colocação dos implantes exatamente nos locais desejados. Normalmente os casos mais extensos feitos sem este guia não permitem ao paciente saber com exatidão como vai ser sua prótese definitiva. De qualquer maneira, a resolução estética é ainda o maior problema dos implantes, especialmente nos casos superiores.

Se não existir Osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de Osso Disponivel?
Sim.Na área da maxila podem ser feitas cirurgias de enxerto para aumento do rebordo, retirando-se osso da crista ilíaca ou da cavidade bucal. Existe hoje em dia a possibilidade de enxertos ósseos com osso de banco de ossos, o que diminui o trauma da cirurgia de retirada de osso que geralmente é realizada no osso da mandíbula. Outras cirurgias são a elevação de seio maxilar e o desvio do canal mandibular na área inferior. Deve ficar muito claro que estes procedimentos só devem ser empregados em casos absurdamente necessários, com total conhecimento de todos os riscos e custos por parte do paciente. O desvio de canal mandibular, por exemplo, tem apresentado muitos casos de seqüelas pós-operatórios (parestesia) e não nos parece um procedimento suficientemente seguro para ser recomendado ao paciente.

Quanto tempo dura um cirurgia comum?
Normalmente não passa de uma hora a duas. Somente em casos excepcionais este tempo é dilatado.


Manutenção e higienização bucal de pacientes portadores de implantes osseosintegráveis

Pode haver comprometimento ou perda de implantes se os cuidados de higiene e manutenção, orientados pelo especialista, não forem seguidos. A manutenção refere-se ao conjunto de técnicas e meios a serem empregados para manter a saúde dos tecidos gengivais e consequentemente a longevidade dos implantes.
Os tecidos que protegem os implantes apresentam suscetibilidade à infecção quando placas bacterianas se acumulam, surgindo aumento do volume de tecido gengival com sensibilidade dolorosa ao toque e consequente sangramento, entretanto, através de um tratamento específico o processo inflamatório torna-se reversível.
Em estágios mais avançados, os tecidos ósseos podem ser afectados, resultadoem perda do implante. 
A manutenção deve ser orientada de forma individualizada e de acordo com a compexidde de cadas caso. "Sabemos que a cada ano a evolução tecnológica nos trás inovações melhorando o bem estar social e a qualidade de vida da população mundial.
A escovação correta é indispensável para a conservação de uma dentição saudável. pois remove a placa bacteriana que se deposita na superfície dos dentes (implantes), agindo na prevenção de cáries e doenças da gengiva.